Notícias
24/10/2023

Amor é Amor: IFS - Campus São Cristovão realiza projeto do Edital Diversidade



As ações referentes ao Edital Diversidade 2023 estão a todo vapor. No dia 17 de outubro foi a vez do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus São Cristovão realizar o seu projeto com o tema: “Amor, Gênero, Sexualidades e Respeito”.

A equipe organizadora é coordenada pela Assistente em Administração Domytilya Fernandes, fazem parte ainda o Assistente de Alunos Leonardo Victor Dias, e as Professoras Manuela Rodrigues e Maria Engracinda Ferreira.

O projeto realizou a oficina intitulada “Amor é Amor”, que contou com duas etapas, ambas com objetivo de fomentar o pensamento crítico do modus operandi de nossa sociedade em jovens do 1º ano do ensino médio, visando vislumbrar a construção de uma sociedade socialmente justa e plural.

Leonardo Dias reconhece a importância das atividades, já que o espaço escolar é fundamental para formação das/os jovens. “Às vezes desejamos fazer algumas atividades e não é possível, por falta de estrutura ou recursos, nesse sentido o sindicato tem dado uma contribuição fundamental para que essas atividades inclusivas sejam realizadas, sem o apoio não seria possível acontecer, ou seria muito mais difícil”, comenta.

Desenvolvimento

Na primeira etapa, as/os estudantes participaram de uma dinâmica sobre privilégio, seguida de um debate sobre o tema. “Foi um excelente ponto de partida, permitindo que as/os estudantes avaliassem suas próprias perspectivas e privilégios em relação ao tema. Em seguida, o debate promoveu discussões construtivas e uma maior compreensão das complexidades envolvidas”, relata a coordenadora Domytilya.

Já na segunda etapa, foi a vez de aguçar o lado criativo das/os alunas/os, em uma competição inovadora, para elaborar varais com objetivo de promover diversidade e respeito. “A parte mais destacada da atividade foi, sem dúvida, a competição de varais. Isso permitiu que as/os estudantes aplicassem de forma prática o que haviam aprendido e expressassem sua criatividade”, comenta Domytilya. 



Como esperado, as/os alunas/os se envolveram na ação, “o varal tinha opiniões, frases, desenhos, mostrando justamente essa diversidade, multiplicidade de formas de ser e de amar, se amar. Tenho certeza que saíram mais conscientes, solidárias/os, respeitosas/os”, compartilha Leonardo.

A atividade serviu ainda para gerar participação ativa das/os discentes, incentivando as/os estudantes em como colaborar e pensar de forma inovadora sobre como transmitir mensagens de diversidade e respeito.

Como juradas dos varais, estavam presentes, Carolina Nabuco, Técnica em Assuntos Educacionais; Amanda Xavier, Auxiliar de Biblioteca; e Herlaine Menezes, Psicopedagoga. 

“Essa atividade foi uma abordagem prática e envolvente para abordar questões delicadas. Ela contribuiu para criar um ambiente de aprendizado inclusivo e inspirador, e tenho certeza de que teve um impacto positivo em todas/os as/os envolvidas/os”, conclui Domytilya.
GALERIA

Gostou? Compartilhe a nossa luta!