Na última semana a Comissão Avaliadora do Edital de Combate às Opressões do SINASEFE SERGIPE aprovou mais três projetos para execução em 2025. Servidoras e servidores dos campi de Tobias Barreto, Socorro e Poço Redondo foram contemplados para o financiamento de ações de fomento, visibilidade e combate às opressões no âmbito dos institutos federais no estado.
O projeto intitulado “Quilombos do alto sertão sergipano: territórios de resistência, autoestima e consciência negra” organizou uma série de debates, rodas de conversa e atividades culturais com o Samba de Coco com a comunidade Mocambo, além da participação da comunidade quilombola da Serra da Guia, no Alto Sertão sergipano. O evento ocorreu na última quarta-feira e teve a coordenação do professor Gustavo Fontes.

Já o projeto “Círculos de Inclusão: Diálogos entre Escola, Família e Comunidade” acontece no dia 3 de dezembro no IFS Tobias Barreto, no Centro Sul Sergipano. A atividade abordará as demandas para acessibilidade e inclusão de Pessoas Com Deficiência, familiares e comunidade acadêmica em espaços de escuta ativa, oficinas lúdicas e proposição de ações de acessibilidade no Campus.
Por fim, teremos também a III Semana da Com(Ciência) Negra 2025, que acontece no Campus Socorro, na Grande Aracaju, em 27 de novembro. A semana foi contemplada pelo Edital do SINASEFE SERGIPE e contará com palestras e oficinas, com destaque para a exibição do documentário Ton Toy: um Mestre dos Sons de Sergipe, que conta a história do mestre de cultura popular sergipano Ton Toy.
A atividade é coordenada pelo professor Adelson Fonseca e também conta com uma oficina de literatura afrofuturista, com a participação das irmãs gêmeas Hagata Mariana Cardoso Cruz e Hiara Rebeca Cardoso Cruz, criadoras do Projeto Boyebi: O impacto da literatura afrofuturista.