Na manhã da última quarta-feira (09), Jeane Gomes (coordenadora jurídica) e José Correia (coordenador de Administração) estiveram na Reitoria para uma reunião solicitada por nossa entidade, com o objetivo de tratar de temas de interesse das filiadas e dos filiados.
Representando a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), participaram: Paulo Durval, da Diretoria de Administração de Pessoal (DAP); Juvêncio Eloi Martins, da Coordenadoria de Seleção e Contratos (CSC); Pedro Henrique Soares, da Coordenadoria de Folha de Pagamento (COFP); Amonnat Natanael de Jesus, do Departamento de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas (DSDPES); e Carla Cristina Valois, da Coordenadoria de Planejamento e Sistematização de Programas e Projetos em Gestão de Pessoas (CPSPP).
Nossa entidade agradeceu o esforço da PROGEP para viabilizar os pagamentos das acelerações por capacitação aos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs). No entanto, reforçou a necessidade de efetuar os valores retroativos dessas acelerações, por entender que são essenciais para muitas trabalhadoras e trabalhadores.
Também foi abordado o andamento do processo de progressão anual por mérito, que segue em curso e é aguardado por diversos servidores.
Em resposta, os representantes da PROGEP se comprometeram a agilizar o pagamento dos valores retroativos das acelerações e a dar continuidade à implementação da progressão por mérito, com o objetivo de contemplar todos os servidores o quanto antes. Seguiremos acompanhando de perto os desdobramentos.
Também foram debatidos os Editais de Remoção. Nosso coordenador de Administração destacou que esse é um ponto de insatisfação entre os servidores, que sentem falta de um processo mais transparente, com regras claras, objetivas e coerentes.
A PROGEP se comprometeu a discutir o planejamento desses editais, buscando a elaboração de um documento mais acessível, que permita às servidoras e aos servidores se planejarem adequadamente e participarem do certame com êxito.
Jeane Gomes reforçou que o sindicato está à disposição para colaborar na construção coletiva desse processo, ampliando o debate e a participação dos trabalhadores.
Outro tema abordado foi a distribuição dos novos cargos, considerando as vagas recentemente publicadas: 54 para Nível D e 45 para Nível E.
O sindicato reiterou sua disposição em contribuir nesse processo e destacou a importância da participação da Comissão Interna de Supervisão (CIS), para auxiliar na definição dos critérios de distribuição.
Mais uma vez, o sindicato cobrou a inclusão de docentes nos debates para formular os novos critérios da progressão, que deve ser implementada em setembro de 2026.
A PROGEP informou que está trabalhando para estabelecer esse diálogo, por meio de consulta pública ou formulários de sugestão. Continuaremos atentos aos próximos passos.
Outro ponto discutido foi o afastamento para cursar o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). A PROGEP esclareceu que servidoras e servidores têm direito à redução de até 50% da jornada de trabalho.
Segundo o Ofício n⁰ 62 divulgado pelo Conif, o afastamento parcial acontece em razão da modalidade da oferta semipresencial do curso, da manutenção do auxílio financeiro e da exigência de produto educacional em Educação Profissional e Tecnológica para a conclusão do curso.
Se você já cursa ou pretende cursar o mestrado, fique atento aos seus direitos.
O último ponto da reunião tratou do auxílio-transporte, tema que tem gerado dúvidas entre os sindicalizados nas últimas semanas. A PROGEP informou que pretende implementar o sistema Sigepe-Frequência, que deverá regulamentar de forma mais prática o uso do benefício.
Enquanto isso, os servidores podem preencher, sem receio, o formulário atualmente disponibilizado pela PROGEP. Nossa assessoria jurídica já analisou o documento e atesta sua legitimidade, sem risco de prejuízos ao servidor.